Suely Cauduro  
trabalhos recentes
Página inicial > Textos > Oscar D'Ambrosio
 

Repéter

O título desta exposição da artista plástica Suely Cauduro remete à ideia de repetição não no sentido de ver ou de fazer de novo, mas do poder da arte de se completar na ressonância que encontra naquele que contempla cada trabalho. Nesse sentido, o olhar e o sentir “repetem-se” como círculos concêntricos gerados por uma pedra numa lagoa.

O ponto de partida desse processo está na natureza. Cada série mostrada se inicia com uma folha, raiz ou semente recriada pela observação ou pela memória, tornando-se, assim, a expressão de um olhar. Formas e cores são desenvolvidas num misto de curiosidade e pesquisa.

Os resultados obtidos provêm da prática e do estudo de diversos métodos, que se cristalizam nas experiências mais recentes da artista. Estão ali os efeitos de aguadas e transparências próprias da aquarela, a mão da pintora e as reservas de área e efeitos visuais oriundos do raciocínio da prática da gravura em metal.

As veredas percorridas trouxeram ao atual estágio são caracterizadas, acima de tudo, por um constante lidar com os materiais em busca de soluções para questões estéticas propostas pelo movimento de uma mente inquieta e criadora. A natureza, com sua repetição maravilhosa, motiva a prosseguir um andar entre troncos, folhas e sementes que desnuda estruturas e gera consistentes atmosferas plenas de rigor técnico e sensibilidade.

Oscar D’Ambrosio, curador
Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).